Valorização Afro‑Brasileira e Indígena no CEI 01 de São Sebastião: cultura, identidade e reconhecimento desde a infância

O Centro de Educação Infantil (CEI) 01 de São Sebastião, carinhosamente conhecido como “Centrinho”, desenvolve desde 2013 o projeto Festival de Valorização da Cultura Afro‑Brasileira e Indígena, consolidado como referência em educação infantil antirracista. A iniciativa promove o cumprimento das leis nº 10.639/03 (cultura afro-brasileira) e nº 11.645/08 (incluindo povos indígenas), ao inserir narrativas ancestrais no cotidiano escolar de forma contínua e significativa.

Ao longo do ano, professores recebem formação antirracista e trabalham com literatura, música, artes plásticas, teatro e danças, valorizando tradições afro e indígenas e contribuindo para o fortalecimento da autoestima das crianças.

O ponto alto do projeto é um festival com participações de lideranças indígenas e do movimento negro, apresentações culturais das turmas, roda de capoeira, exposições de arte e comidas típicas — um momento de celebração, memória e pertencimento.

O impacto da proposta se estende além do ambiente escolar. Em 2022, o Centrinho foi premiado na categoria “Gestão de Escola” do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, do CEERT, em reconhecimento à sua trajetória de imersão e valorização das culturas étnico-raciais, com premiação em recursos educacionais para aprimoramento do projeto.

Fonte: Cartilha 1º fórum de Direitos Humanos e Diversidade e Correio Brasiliense, publicado em 20/10/22.

Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral - SEEDF - GDF

Rolar para cima