Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática na Escola Classe 41 de Taguatinga

A Escola Classe 41 de Taguatinga integra o projeto Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática, uma iniciativa coletiva da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga que busca combater o racismo por meio da educação antirracista.

Com foco legal no Artigo 26-A da LDB, o projeto desenvolve eixos pedagógicos que incluem o reconhecimento do racismo como fenômeno ideológico e cultural; a promoção da representatividade negra e indígena em muros e painéis escolares; o fortalecimento de competências socioemocionais previstas na BNCC; a valorização das contribuições da população negra na formação histórica da RA Taguatinga; a diversidade entre grupos sociais no ambiente educacional; e o incentivo à aquisição de literatura de autoria negra e sobre temáticas afro-brasileiras.

A execução do projeto é coletiva: professores da rede pública de educação infantil, fundamental e média se reúnem para planejar atividades ao longo do ano, que ultrapassam datas pontuais como o Dia da Consciência Negra. Entre as ações realizadas estão contação de histórias, pintura em tela, textos reflexivos, oficinas de grafite, produção de bonecas negras, capoeira e outras práticas artísticas e culturais.

Se você deseja conhecer outras iniciativas inspiradoras, o e-book Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática produzido pela Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga (CRET) da SEEDF, reúne relatos, sequências didáticas e projetos desenvolvidos em várias escolas entre 2021 e 2022.

Fonte: Cartilha, 1º fórum de Direitos Humanos e Diversidade, e Sinpro-DF publicado em 21/11/22.

Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral - SEEDF - GDF

Rolar para cima