
Professores de línguas, estudantes e representantes de embaixadas participaram do evento| Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), realizou na última quarta-feira (20/08/2025) a 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública, com foco em práticas inclusivas no ensino de idiomas. O encontro ocorreu na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e contou com mesas-redondas, oficinas e a participação de representantes de embaixadas parceiras de países como Alemanha, Espanha, Argentina, França, Japão, Mali e Congo.
Com o tema “Ensino e aprendizagem de línguas para a inclusão e a diversidade”, a programação permitiu que os participantes se aproximassem das culturas, línguas e tradições representadas, fortalecendo a internacionalização e a compreensão intercultural.
A chefe de unidade de Educação Inclusiva e integral da SEEDF, Dulce Alvin, ressaltou que “a inclusão não é apenas um direito, mas uma responsabilidade nossa como gestores e educadores.” Já a diretora de Educação em Tempo Integral, Érica Martins, destacou: “É fundamental que o CIL seja um espaço de acolhimento, onde estudantes com deficiência e imigrantes possam aprender línguas e sentir-se parte da sociedade.” Essas declarações reforçam o compromisso da jornada com a diversidade, acessibilidade e representatividade.
Acesse a notícia completa no site da SEEDF.
Fonte: Agência Brasília / SEEDF, publicado em 21 de agosto de 2025.