SEEDF cria grupo para desenvolver indicadores e provas acessíveis para a educação especial

Novas abordagens visam ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem da educação especial da rede pública do DF | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Portaria nº 789 publicada no Diário Oficial do DF em junho de 2025, instituiu um Grupo de Trabalho com representantes da Diretoria de Avaliação Educacional (Diav), das Subsecretarias de Planejamento (Suplav), Educação Inclusiva (Subin) e Educação Básica (Subeb). O principal objetivo é desenvolver indicadores específicos de avaliação para estudantes da educação especial no âmbito do Sistema Permanente de Avaliação (SipaeDF) e compor um Manual de Provas Acessíveis, com orientações técnicas e metodológicas para adaptações como formatos em braille, fonte ampliada, digital acessível e protocolos de aplicação. A iniciativa busca assegurar a plena participação e equidade dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais nos processos avaliativos da rede pública do Distrito Federal, alinhando práticas à inclusão prevista por legislações nacionais e à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva .

Para saber mais detalhes sobre as diretrizes do grupo, consulte a matéria oficial no site da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Fonte: Ascom/SEEDF publicado em 24/07/25.

Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral - SEEDF - GDF

Rolar para cima