CEM 01 do Guará adota RPG para ensinar História e Geografia do DF

Além de ensinar história e geografia, o Distrito dos Dragões desenvolve habilidades como empatia, criatividade e pensamento crítico | Fotos: Mary Leal/SEEDF

No Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará — escola integrante da Educação em Tempo Integral da SEEDF — o projeto Distrito dos Dragões: Oficina de RPG e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas vem reinventando o ensino de História, Geografia e Filosofia por meio do RPG (Role‑Playing Game). Criado em 2023, o projeto estimula os estudantes a criarem personagens inspirados na realidade do DF e do entorno, inserindo-os em Cenários de Aprendizagem que reproduzem locais como o Plano Piloto e monumentos históricos.

Durante o jogo, os participantes enfrentam dilemas históricos, sociais e filosóficos — como resgatar personagens em risco ou tomar decisões éticas — fomentando o desenvolvimento de empatia, senso crítico, colaboração e pensamento lógico.

O impacto pedagógico vai além do currículo: alunos relatam melhora na comunicação, superação da timidez e maior engajamento nos estudos.

A iniciativa foi uma das 25 selecionadas para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral, conduzida pela SEEDF, com destaque nas suas mídias sociais pela inovação e integração entre diversão, aprendizado e conexão com o território.

Fonte: Jornal de Brasília / SEEDF

Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral - SEEDF - GDF

Rolar para cima