O Programa ADASA na Escola leva educação ambiental às escolas públicas do DF por meio de palestras, oficinas e formações. A parceria entre SEEDF e ADASA tem como foco promover o uso consciente da água, energia e saneamento básico, além de incentivar práticas sustentáveis e apoiar a inclusão da sustentabilidade nos projetos pedagógicos.
Desde 2010, foram atendidos 267.738 estudantes.
A parceria entre o IPHAN e a SEEDF, tem como foco a formação de professores e a promoção da Educação Patrimonial nas escolas públicas do DF, por meio de cursos, oficinas, materiais pedagógicos e eventos como as Jornadas do Patrimônio. A iniciativa visa aproximar a comunidade escolar dos bens culturais e ambientais, fortalecendo a cidadania, a identidade local e o protagonismo estudantil.
O PROFESP é uma parceria entre a SEEDF e o Ministério da Defesa que tem como objetivo promover a inclusão social, cultural e intelectual de estudantes da rede pública do Distrito Federal, por meio da prática de atividades esportivas, educacionais, artísticas e lúdicas. A iniciativa está alinhada ao Programa de Educação Integral e contribui diretamente para o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes, além de reforçar valores como cidadania, cooperação e respeito.
Atualmente, o programa é desenvolvido em quatro núcleos no DF:
PROFESP BABR (Base Aérea de Brasília) – Desde 2023, atende 200 estudantes, priorizando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
PROFESP CCOMGEX (Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército) – Iniciado em 2023, contempla 1.000 estudantes, com atividades no contraturno escolar.
PROFESP ESD (Escola Superior de Defesa) – Vigente desde 2023, atende 260 estudantes, com ações pedagógicas e esportivas cinco vezes por semana.
PROFESP NAVAL (Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília) – Prevê o atendimento de até 300 estudantes com oficinas esportivas, culturais e de formação pessoal, no contraturno.
Desde 2020, a SEEDF mantém uma parceria com o Instituto BRB para fortalecer a Educação Patrimonial, Ambiental e a Arte-Educação nas escolas públicas do DF. O projeto promove cursos, oficinas, publicações e vivências que incentivam o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural, histórico, artístico e ambiental do Distrito Federal.
A iniciativa tem como foco a formação ética e cidadã de estudantes e profissionais da educação, contribuindo para a construção de uma educação mais integrada, reflexiva e conectada à identidade e à diversidade cultural.
É uma parceria entre a SEEDF e a Secretaria de Cultura do DF, o Projeto Territórios Culturais leva estudantes da rede pública a museus e centros culturais, como o Museu Nacional e o Catetinho, promovendo visitas mediadas e atividades educativas ligadas à Educação Patrimonial. A ação fortalece a identidade, a memória e o pertencimento dos estudantes, integrando os princípios da Educação Integral.
No ano de 2024, 9950 estudantes participaram de atividades educativas em espaços culturais, fortalecendo a valorização da identidade e do patrimônio histórico-cultural nas escolas.
Parceria entre a SEEDF, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto Brasília Ambiental, o Programa Parque Educador leva estudantes da rede pública às Unidades de Conservação e Parques Ecológicos do DF. Por meio de trilhas, oficinas e atividades interativas, o projeto promove educação ambiental e patrimonial alinhada ao Currículo em Movimento e à Educação Integral.
A proposta visa despertar a consciência ecológica, fortalecer o vínculo com o Cerrado e inserir práticas sustentáveis nos projetos pedagógicos das escolas participantes. De 2018 a 2023, o programa atendeu mais de 21.349 estudantes de 249 escolas públicas.
O Projeto Esporte em Ação é uma parceria entre a SEEDF e o Instituto Comunidade Ativa, voltada para estudantes das escolas que ofertam Educação em Tempo Integral. A iniciativa oferece oficinas esportivas como capoeira e jiu-jítsu, promovendo lazer, saúde e o desenvolvimento motor e social dos alunos.O projeto prioriza o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social e está alinhado às Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral.
O Projeto Educação com Energia é uma parceria entre a SEEDF e a Neoenergia, que leva às escolas públicas do DF ações educativas sobre o uso consciente da energia elétrica, sustentabilidade e meio ambiente. A iniciativa envolve três frentes: a Unidade Móvel Educacional “Aulas de Energia”, o programa de formação de professores “Energia que Transforma” e o “Festival Tô Ligado na Energia”, com oficinas interativas.
Em 2024, o projeto atendeu quase 30 mil estudantes e formou 190 professores, promovendo mudanças de hábito, economia de energia e engajamento das comunidades escolares em práticas sustentáveis.
Parceria entre a SEEDF e a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), o projeto DF Legal nas Escolas leva às escolas públicas palestras educativas voltadas aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A iniciativa busca promover o respeito aos espaços públicos, a acessibilidade e o combate às ocupações e construções irregulares, estimulando o senso de cidadania e o cuidado com a cidade.
Até o momento, já foram atendidos 2.009 estudantes, por meio de encontros presenciais ou virtuais nas unidades escolares.
A parceria entre a SEEDF e a Aliança Francesa oferece cursos gratuitos de língua francesa para estudantes e servidores da rede pública, com turmas presenciais e online. A iniciativa promove a formação até os níveis B1 e B2 do Quadro Europeu de Referência, aliando o ensino de idioma à vivência cultural por meio de oficinas, projetos e acesso a eventos e acervo francófono.
Em 2024, mais de 700 atendimentos foram registrados, com foco no desenvolvimento da autonomia, expressão oral, tolerância e interculturalidade. Atualmente, 356 estudantes contemplados com bolsa integral.
O Programa Há Campo é uma parceria entre a SEEDF e a EMATER/DF que promove ações de educação ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo em escolas públicas do DF, especialmente nas escolas do campo.
A iniciativa oferece assistência técnica para hortas escolares, instalação de sistemas de captação de água da chuva e ações voltadas à energia renovável, formação de jovens do meio rural em noções de empreendedorismo, incentivando a permanência no campo e a sucessão familiar rural.
Em 2024, o programa atendeu mais de 40 escolas com assistência técnica e capacitou 63 estudantes do Ensino Médio no curso “Filhos deste Solo”, com foco na criação de planos de negócio voltados ao campo.
Atualmente, o programa possui 80 instituições conveniadas e 37.452 estudantes atendidos.
Parceria entre a SEEDF e o Conselho Cultural Thomas Jefferson, o programa oferece 30 bolsas de estudo em cursos de inglês para professores da rede pública, além de oficinas e atividades culturais. A iniciativa visa fortalecer o ensino de inglês, promovendo inovação pedagógica e formação intercultural.
Parceria entre a SEEDF e a Ecofalante, o programa leva cinema e educação ambiental para as escolas públicas do DF, por meio de sessões de filmes socioambientais, oficinas e formações para educadores. A iniciativa promove o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica para refletir sobre temas como mudanças climáticas, diversidade, sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde 2024, o programa já atendeu 437 professores e estudantes. A meta é atender até 20 mil pessoas durante a vigência do acordo, entre estudantes, professores e comunidade escolar
A SEEDF e o UNICEF atuam em conjunto para fortalecer a educação pública por meio de ações formativas e estratégias que garantam o direito à aprendizagem, com foco em estudantes em situação de vulnerabilidade. Entre as iniciativas estão: formação de educadores, Busca Ativa Escolar, promoção de educação climática e ações para uma escola que protege. A parceria também incentiva a produção e uso de materiais pedagógicos voltados à inclusão, diversidade e equidade.
A SEEDF mantém parceria com o Goethe-Institut São Paulo para promover o ensino da língua e da cultura alemãs em duas unidades da rede pública: o CIL 01 de Brasília e o CEMI do Gama. Por meio do projeto “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH), são oferecidas aulas de alemão, materiais didáticos, bolsas de estudo, atividades culturais, exames de proficiência e formação para professores.
A SEEDF e a Embaixada da França no Brasil mantêm parceria para o desenvolvimento da Escola Intercultural Bilíngue do Distrito Federal, com foco no ensino da língua francesa e na vivência da cultura francófona. A iniciativa inclui aulas regulares de francês, atividades extracurriculares, formação de professores, apoio pedagógico e intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros e francófonos.
O projeto é desenvolvido no Centro Educacional do Lago Norte e busca fortalecer o multilinguismo e a educação intercultural na rede pública.
Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral - SEEDF - GDF